segunda-feira, 21 de abril de 2008

Lançada em Itu a Liga do Interior de Futebol de Mesa

Itu – O dia 21 de Abril certamente ficará marcado para os botonistas das cidades de Americana, Campinas e Itu. Com a presença de 22 atletas, o Bloco do “R” foi palco do lançamento da Liga do Interior de Futebol de Mesa. Além disso, os botonistas se reuniram para a disputa da primeira competição oficial da Liga, a Taça Cidade de Itu. Valini, botonista de Itu, venceu o conterrâneo Tchaka na grande final e ficou com o título. Marcio Costa, de Campinas foi o terceiro colocado e Robson Mota, de Itu, terminou em quarto lugar.

Após vários meses de intensa discussão, botonistas do Bloco do “R” de Itu, do Clube do Botão de Campinas e do Rio Branco/FAM de Americana, decidiram oficializar a Liga do Interior. Ficou decidido que neste ano de 2008, a Liga terá um campeonato por equipes, além de três competições individuais e um ranking próprio.
O campeonato por equipes terá a participação de 5 (cinco) times, que jogarão entre si, em turno único, na primeira fase, sendo que os dois primeiros irão disputar a final em um jogo único, em campo neutro (exemplo: se os finalistas forem um time de Itu e outro de Campinas, a final será em Americana).
As competições individuais serão a Taça Cidade de Itu, a Taça Cidade de Americana e a Taça Cidade de Campinas. Em todos os torneios serão premiados os 8 (oito) primeiros colocados, sendo que do primeiro ao quarto lugar receberão troféus e do quinto ao oitavo, medalhas.
Em todas as etapas e também nos jogos por equipes, os botonistas receberão pontos de acordo com suas classificações. A Liga terá um ranking próprio, que no final da temporada, premiará os três primeiros com a “Palheta de Ouro”, Palheta de Prata” e “Palheta de Bronze”.
TAÇA CIDADE DE ITU
A primeira competição oficial da Liga do Interior foi disputada nesta segunda-feira (21 de abril) nas dependências do Bloco do “R”. 22 botonistas, estiveram reunidos para a disputa da Taça Cidade de Itu.
Na primeira fase, os jogadores foram divididos em 4 (quatro) grupos, onde se enfrentaram em turno único, classificando-se os 4 (quatro) primeiros de cada grupo para a segunda fase. 11 botonistas de Campinas, 7 de Itu e 4 de Americana, abrilhantaram o torneio.
No Grupo A, os classificados foram: 1º João Pedro (Itu), 2º Robson Mota (Itu), 3º Zé Mario (Itu) e 4º Bolacha (Campinas).
A classificação do Grupo B foi: 1º Tchaka (Itu), 2º Celso Assis (Campinas), 3º Antonio (Campinas) e 4º Gil Hackmann (Americana).
No Grupo C, avançaram de fase: 1º Valini (Itu), 2º Sérgio Filho (Campinas), 3º Marcio Costa (Campinas) e 4º Felippe Moro (Americana).
Por fim, no Grupo D atingiram a classificação: 1º Rafael Mello, 2º Nardy, 3º Ismael e 4º Vinícius Caiçara.
Após uma pausa para o almoço e a reunião que definiu as diretrizes da Liga do Interior para este ano, os botonistas voltaram as mesas para a disputa da segunda fase da Taça Cidade de Itu. Divididos em 4 (quatro) grupos, os jogadores voltaram a se enfrentar dentro de suas chaves em turno único, onde apenas os 2 (dois) primeiros avançaram para a fase do mata-mata.
No Grupo I, Celso Assis terminou em primeiro, seguido por Marcio Costa, na segunda posição. No Grupo II, a primeira vaga ficou com Sérgio Filho, sendo que Tchaka foi o segundo colocado. Já no Grupo III, Nardy acabou em primeiro com Valini na segunda posição. E no Grupo IV, Rafael Mello foi o primeiro e Robson Mota o segundo.
Nas Quartas de Finais, Tchaka enfrentou e venceu Celso Assis pela contagem de 7 a 1. Sérgio Filho acabou sendo derrotado por Valini, pelo placar de 2 a 1. Nardy também caiu diante de Robson Mota, por 3 a 1. E no jogo mais equilibrado e emocionante, Marcio Costa derrotou Rafael Mello por 5 a 4.
Nas Semifinais, Tchaka atropelou Robson Mota com nova vitória por 7 a 1, enquanto Valini superou Marcio Costa por 6 a 1.
Já na disputa do quinto ao oitavo lugar, Celso Assis venceu Nardy por 2 a 1 e Sérgio Filho passou por Rafael Mello por 7 a 6.
Definidos os confrontos finais, Rafael Mello bateu Nardy por 5 a 4 e terminou com a sétima posição. Nardy foi o oitavo.
Sérgio Filho derrotou Celso Assis por 8 a 1 e ficou com a quinta posição. Celso foi o sexto.
Na disputa pelo terceiro lugar, deu Marcio Costa, que venceu Robson Mota (quarto colocado) por 4 a 3.
E na grande final, Valini venceu Tchaka por 4 a 3 e ficou com o título. Tchaka foi o vice-campeão.
A classificação final da Taça Cidade de Itu foi a seguinte:
CAMPEÃO: VALINI (Itu)
Vice-Campeão: Tchaka (Itu)
3º Lugar: Marcio Costa (Campinas)
4º Lugar: Robson Mota (Itu)
5º Lugar: Sérgio Filho (Campinas)
6º Lugar: Celso Assis (Campinas)
7º Lugar: Rafael Mello (Itu)
8º Lugar: Nardy (Campinas)
9º Lugar: João Pedro (Itu)
10º Lugar: Ismael (Campinas)
11º Lugar: Zé Mario (Itu)
12º Lugar: Bolacha (Campinas)
13º Lugar: Felippe Moro (Americana)
14º Lugar: Vinícius Caiçara (Americana)
15º Lugar: Antonio (Campinas)
16º Lugar: Gil Hackmann( Americana)
17º Lugar: Renato Ferreira (Campinas)
18º Lugar: Luiz Antonio (Campinas)
19º Lugar: Fabio Badan (Campinas)
20º Lugar: Daniel Roldan (Itu)
21º Lugar: Carlos Henrique (Campinas)
22º Lugar: Marcos (Itu)
Baixe aqui a classificação final já com os pontos para o ranking...
O Departamento de Futebol de Mesa do Bloco do “R” agradece a todos os botonistas pela participação no evento e principalmente pelo “pontapé” da Liga do Interior, que irá, ainda mais valorizar o interior do Estado de São Paulo.
Ivan Valini